sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O propósito de tomar sannyasa

O propósito de tomar sannyasa
Sri Srimad Gour Govinda Swami Maharaja

Devoto 1: Algumas vezes os devotos tomaram sannyasa no nosso movimento porque eles se frustraram na vida familiar. Vida familiar é problemática. Eles não querem mais esse problema, portanto ele o rejeitam e tomam sannyasa.
Gour Govinda Swami: Tal sannyasa não existe na nossa linha. Isso é karma-sannyasa, jnanasannyasa,e é na linha mayavadi.
Devoto 1: Mas devotos na ISKCON tomaram sannyasa por tal razão.
Gour Govinda Swami: Mas na nossa linha vaishnava, não existe tal sannyasa. Há somente um sannyasa, rendição completa aos pés de lótus de Krishna. Portanto você tome essa tri-danda kaya-danda, vak-danda, manodanda — três bastãos, indicando rendição de corpo, palavras e mente.
Devoto 1: Por exemplo, anteriormente muitas pessoas tomaram sannyasa principalmente porque eles estavam frustrados na vida familiar. Eles não estavam necessariamente desejando servir a Krishna.
Gour Govinda Swami: Isso é tudo enganação. Isso não é  sannyasa.
Devoto 1: Eles poderão ter qualquer avanço nesse ashrama?
Gour Govinda Swami: O que Prabhupada disse? Se você não está completamente livre do desejo sexual, não tome sannyasa. O que é isso? É somente uma farsa. Na sua vida familiar, se você encontrar alguma dificuldade em executar um serviço prazeroso a Krishna, então é melhor partir. Se for favorável, porque você deveria deixar? Se a esposa é devotada e todos os filhos são devotados, então porque você deveria deixar? Se você achar que não é favorável, se você deu o melhor de si, mas você falhou, então melhor partir. Ramanujacharya fez isso. Ele realizou um truque na sua mulher e partiu. Ele tentou dar o melhor de si. É o seu dever; você deve tentar dar o melhor de si para trazer a sua esposa para esse caminho. Mas se você tentou dar o melhor de si, mas falhou, então faça algum truque e parta.
Devoto 2: E se o  sannyasi não é consciente de Krishna?
Gour Govinda Swami: Então ele irá cair. Eles não poderão manter sannyasa se eles não forem conscientes de Krishna. Não. Isso não é uma piada. Isso é muito sério. É o ashrama mais elevado. É uma brincadeira de criança? Hoje você brinca com isso e então joga fora, você pega outro brinquedo e brinca com ele. É uma brincadeira de criança carregar uma tri-danda? Hoje você segura uma danda e amanhã você a arremessa e pega outra mulher? Que coisa sem noção é essa?

— Darshan, New Mayapur, França, 29 Julho 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário