quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Uddhava encontra-se com Nanda Maharaja

Uddhava encontra-se com Nanda Maharaja*
por Goura Govinda Maharaj

Uddhava disse para Nanda, “Nada existe de forma independente do Senhor Acyuta — nada que seja ouvido ou visto, nada no passado, presente ou futuro, nada que se mova ou não, grande ou pequeno. Assim Ele é tudo pois Ele é a Alma Suprema.” Falando todas essas coisas, Uddhava fez uma bela pintura de krsna-tattva e mostrou a Nanda Maharaja.

A cegueira de Nanda
Contudo, Uddhava não sabe que Nanda Maharaja é cego. Que tipo de homem cego ele é? krsna-premandha, cego por krsna-prema. Todas as pessoas neste mundo material estão cegadas pelo desfrute material, bhogandha. Mas Nanda Maharaja é krsna-premandha. Então, embora Uddhava tenha feito uma bela pintura de krsna-tattva e tenha mostrado-a para Nanda Maharaja, porque Nanda Maharaja é cego, ele não pode vê-la. Aqui neste mundo vemos todos os objetos com a ajuda da luz do sol. Não podemos ver na escuridão profunda. O sastra e jnana são como a luz do sol na qual tudo fica claro. Todas as verdades são reveladas. Neste momento bhrama, a tendência a cometer erros, e pramada, a tendência a ser iludido, estão espalhadas como uma escuridão.

Nanda Maharaja está chorando por Krsna. Uddhava sabe que se costuma chorar devido à desilusão, moha. “Ó, meu filho foi embora.” Todos neste mundo choram devido à desilusão. A desilusão vem por causa da ignorância. Se alguém obtem tattva-jnana, então sua desilusão é afastada. Quando a ignorância é afastada, a desilusão se vai, e você nunca chorará novamente. Uddhava tentou apresentar a luz do sol de sastra-jnana diante de Nanda Maharaja. Uddhava é um jnana-sadhaka, jnani-bhakta. Ele é a personificação do sastra. Ele sabia muito bem que com a ajuda de jnanaloka, a luz de jnana, pode-se ver a verdade. Mas existem algumas coisas que só são visíveis na escuridão. Somente quando o sol se põe e a escuridão chega que as inumeráveis estrelas se tornam visíveis. Se alguém tiver feito um voto de por todo sua vida só olhar para a estrela polar sem piscar, então a luz do sol será um grande obstáculo para a manutenção de seu voto. Esta não é uma coisa fácil de ser entendida. Esta mensagem é revelada em cada página do  Srimad Bhagavatam.

“Krisna é meu filho.” Goparaj, Nanda Maharaja, está sempre olhando sem piscar na direção norte para a estrela polar na forma de krsna-rupi dhruva-naksatra a estrela polar na forma de Krsna. Então para ele sastra-jnana, a luz do sastra, sastra-surya, a luz do sol do sastra, é um obstáculo. Uddhava é um sastra-sadhaka, um seguidor estrito das regras e restrições do sastra, qualquer coisa que ele fale diante de Nanda Maharaja sobre sastra-jnana e krsna-tattva é muito, muito difícil de ser entendida por Nanda Maharaja. Para Nanda Maharaja trata-se de avantara-katha — uma conversa irrelevante. O abhimana de Nanda Maharaja é: “Eu sou o pai de Krsna.” Este é o sentimento interno em seu coração . Há algum espaço para qualquer outro pensamento entrar no coração de Nanda Maharaja?

“Você é um menino, Uddhava”
Uddhava fez um longo discurso sobre krsna-tattva. Uddhava é a personificação do sastra e seu discurso foi anavadya, impecável, mas não foi compreensível para Nanda Maharaja. Ao ouvir todo este tattva-katha, Nanda Maharaja disse: “Uddhava, em termos de idade você é um menino. No meu coração eu tinha alguma fé de que você fosse muito velho em questão de inteligência, mas agora vejo que você, não somente é um menino em idade, mas em inteligência você também. Você falou tantas coisas, mas desconhece com quem você está falando. Você disse a minha esposa que nós somos muito, muito bhagyavan, afortunados. Se você tem um pouco de inteligência, como você pode falar isto com sua boca? Nós somos as pessoas mais desafortunadas deste mundo! Aquele que perde seu filho é muito desafortunado. Mas alguém que perde um filho como Krsna é o mais desafortunado! O mais desafortunado! Nós somos os mais desafortunados e você nos diz que somos muito, muito afortunados! Você não tem inteligência para saber o que falar e para quem. Muitos têm um filho, mas alguém tem um filho como Krsna? No passado alguém já teve um filho como Krsna? No futuro alguém terá um filho como Krsna? Alguém já teve um filho que fosse tão belo, tão doce, com este sorriso, que fosse tão amoroso e tão volúvel? Alguém já teve um filho que tocasse flauta tão bem e tivesse palavras amorosas tão belas? No universo inteiro, já houve ou haverá alguém que tenha perdido um tesouro de valor tão inestimável? Você está dizendo àqueles que estão chorando por terem perdido tal tesouro sem preço: “Vocês são muito afortunados”. Você está nos ridicularizando, Uddhava. Se você tivesse dito que não há no mundo ninguém tão desafortunado quanto nós, então eu teria ficado satisfeito e feliz com você. Então meu sofrimento devido ao fogo da separação teria sido extinguido em alguma medida. Mas você tornou este fogo ainda mais abrasante ao nos falar que somos afortunados.

“Krsna não é Deus”
“Ó Uddhava, você discursou sobre bhagavata-tattva diante de mim. Eu não conheço o sastra, mas ouvi de sadhus e tenho esta fé de que existe um Bhagavan e que Ele é o guru e controlador do universo. Ele é mula-karana, a causa original de purusa e prakrti, das entidades vivas e da natureza material. Ele é anadi, sem começo. Este Bhagavan é sarvesvara, o controlador supremo. Sei que Bhagavan é Narayan. Ele está presente em nossa casa na forma de salagrama. Uddhava, porque você é somente um menino, você disse que Narayan é nosso Gopal Krsna. Eu lhe desculpo. Não li o sastra, mas ouvi das bocas dos mahatmas que Narayana é Deus, o Senhor Supremo. Conheço até certo ponto quais são os sintomas que existem em Narayan. Mas destes sintomas não existe sequer uma gota em Krsna. Como você pode dizer que o meu Gopal Krsna é Narayan? Eu lhe perdôo porque você é um garoto e não sabe o que falar. Você disse que Narayan é a causa de todas as causas, a causa de todo o universo. Mas o meu Krsna é uma simples criança que mama. Narayan é puro e pacífico. Narayan é apapa-vidha, sem pecados. Mas o meu Krsna é muito volúvel, ganancioso e irado. Onde está o sintoma de Narayan em Krsna? Narayan é puro e livre de contaminação, suddha-sattva-guna-maya. O meu Krsna é um ladrão e mentiroso, abhimani. Narayan é o abrigo de todo o mundo, mas meu Krsna depende de nós. Onde está o sintoma de Narayan no meu Krsna? Uddhava, o que posso dizer? Não há sadrsya, similaridade entre Narayan e meu filho Gopal. Narayan é satya-sankalpa, veraz, mas meu Krsna é especializado em falar mentiras. Ouvi que Narayan é apta-kama, auto-satisfeito, Ele nunca necessita de nada. Ele está além da fome e da sede. Mas eu vi com meus próprios olhos como meu Gopal Krsna chora quando Ele fica com fome. Ele fica irrequieto quando está com fome e sede. Uddhava, Narayan é adorável por todos, mas eu vi meu Gopal carregando minhas sandálias de madeira sobre Sua cabeça. Qual é a similaridade com Narayan? Eu posso cometer um erro, mas Bhagavan nunca o faz. Se Krsna é Bhagavan, como Ele pode cometer erros? Se Krsna é Bhagavan, por que Ele nos chama de baba e ma, pai e mãe? Você diz que Ele não tem baba nem ma. Krsna está sempre dependendo da gente. Ele Se sente completamente asahaya, desamparado, quando não consegue nossa ajuda. Onde está o sintoma de Narayan em Krsna, no meu Gopal? Você é um menino, Uddhava. Você é um menino. Você não tem nenhuma inteligência, pois na sua inteligência você também é um menino. Portanto, eu lhe desculpo. Nunca vi tais sintomas em Krsna. É fato que pela misericórdia ilimitada de Narayan nós tivemos um filho como Krsna. Sei muito bem que Krsna é nosso filho. Este é um sentimento muito, muito profundamente enraizado em meu coração, Uddhava. Uddhava, como você pode dizer que isto não é verdade?

Mais abrasante
“Escute, Uddhava. Há mais uma coisa. Suponha que suas palavras sejam verdadeiras e que Krishna não seja uma pessoa comum, que Ele seja Bhagavan. Se você diz que Krsna é Bhagavan e que não é uma pessoa comum, como podem tais palavras suavizar nossos corações? Por ouvir seu krsna-tattva o fogo ardente da separação de Krsna que está queimando meu coração aflito cresceu milhares e milhares de vezes. Uddhava, você não pode extinguí-lo e, ao contrário, só o torna mais abrasante. Nós pensamos que perdêramos um filho, mas ouvindo de você que Krsna é mula-bhagavan, então compreendo que perdemos não uma pessoa comum, mas Bhagavan! Pensei que tínhamos perdido um pedaço de cobre. Agora, ao ouvir de você, percebo que perdi um pedaço de diamante! Uddhava, ao ouvir de você, o fogo severo e ardente da separação no qual estávamos queimando tornou-se mais e mais abrasante. Você é um menino, você é um menino. Assim, você não pode extinguir este fogo. Você está tentando extinguir este fogo colocando ghi (manteiga clarificada) nele? Uddhava você é um menino. Portanto eu lhe perdôo.” Ao falar isto, a voz de Nanda Maharaja ficou embargada e lágrimas rolaram de seus olhos como uma chuva torrencial.

Amor impenetrável
Quando Krsna mostrou a forma universal a Arjuna, o sakhya-rasa de Arjuna ficou reduzido. Deste modo Arjuna pediu desculpa, tat-ksamasva: “Você é tão grande!”. Quando Devaki e Vasudev viram que a forma de Visnu de quatro braços, tendo aparecido como seu filho, tinha se transformado na forma com dois braços, eles ofereceram preces. O seu vatsalya-rasa se tornou reduzido. Após matar Kamsa, quando Krsna e Balaram foram oferecer reverências a Vasudev e Devaki, estes estavam temerosos de aceitar reverências de Krsna. Mesmo ao encontrar seu filho após uma separação tão longa, ainda assim eles não puderam ter vatsalya-priti. Ao invés disso, eles estavam temerosos de aceitar reverências, pranamas, de Krsna.

Uddhava pensara: “Se eu falar krsna-tattva ao coração de Nanda Maharaja então ele ficará fraco como o de Vasudev e Devaki”. Mas Uddhava viu que não podia obter o resultado esperado por falar sastra-jnana para Nanda Maharaja. Por ouvir o bhagavatta, as glórias de Krishna, o vatsalya-priti de Nanda Maharaja nunca se reduzia, mas, pelo contrário, seu vatsalya-sneha, amor parental, se tornava muito, muito mais profundo. O krsna-vatsalya de Nanda Maharaja está muito, muito além do vatsalya comum das pessoas comuns. Então o tattva-katha de Uddhava não podia controlá-lo. Se anuraga (apego profundo) se tornar derretido você será capaz de colocar a força aisvarya-priti, jnana ou aisvarya dentro dele. Mas se o apego se tornar mais profundo, mais e mais condensado, então como será possível inserir tais coisas dentro dele? A água é líquida e, portanto, você pode colocar sua mão dentro dela. Mas você pode enfiar sua mão dentro de um tronco de madeira? Você não pode porque não é líquido. Com a ajuda de um martelo você pode colocar um prego dentro dele. O krsna-priti de Nanda Maharaja é mais duro que um tronco de madeira. Mesmo um prego de ferro não pode penetrá-lo.
                                                                                                                                                                                          
* Tradução para o Português de trecho do capítulo 12 do livro  Mathura meets Vrndavana de Sri Srimad Gour Govinda Maharaja, disponível para consulta no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário